Extensão Rural

Extensão Rural

      O serviço de extensão rural teve seu início no final da década de 40. Esta política foi desenvolvida no pós guerra e teve como objetivo a promoção da melhoria da população rural e o apoio no processo de modernização do setor rural. A extensão rural é desenvolvida por técnicos que introduzem novas tecnologias simples e práticas na solução de problemas.

      Os objetivos da extensão são educacionais, no entanto devem sempre ter como alvo o desenvolvimento rural sustentável, envolvendo atividades agrícolas e não-agrícolas, pesqueiras, de extrativismo, e outras, tendo como  base o fortalecimento da agricultura empresarial e familiar de pequeno e médio porte, através de assistência técnica, e visando a competitividade econômica das atividades e a melhoria da qualidade de vida.

Métodos da Extensão Rural 


·         Visita
·         Excursão
·         Unidade Demonstrativa
·         Unidade de Observação
·         Demonstração de Métodos
·         Reunião
·         Dia de Campo
·         Treinamento
·         Curso
·         Exposição
·         Palestra
·         Seminário
·         Conferência
·         Congresso
·         Entrevista
·         Video/TV
·         Rádio
·         Internet

Epagri
   
      Vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) nasceu em 1991, quando foram incorporadas numa só instituição a Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária S.A. (Empasc), a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), a Associação de Crédito e Assistência Pesqueira de Santa Catarina (Acarpesc) e o Instituto de Apicultura de Santa Catarina (Iasc). 
      
     A fusão aproximou os trabalhos de pesquisa e extensão rural, somando décadas de experiência em diferentes áreas, e fortaleceu ainda mais o setor. Em 2005, a Empresa também incorporou o Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Instituto Cepa/SC) e, na mesma data, a Assembleia de Acionistas aprovou a transformação da Epagri em empresa pública.
     
 alt Missão da Epagri
      Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade.

alt Objetivos-fins
      Promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Buscar a competitividade da agricultura catarinense frente a mercados globalizados, adequando os produtos às exigências dos consumidores. Promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro.

alt Organograma 
      A estrutura organizacional da Epagri compreende, no nível político-estratégico, a sede administrativa, integrada pelos órgãos deliberativos e de fiscalização, a diretoria executiva, as gerências estaduais e as assessorias, competindo-lhes a formulação de políticas, diretrizes, estratégias e o estabelecimento de prioridades; análise da gestão econômico-financeira; coordenação, avaliação, suporte institucional e articulação interinstitucional.
      No nível tático-operacional, compete às gerências regionais – compostas por escritórios municipais, às unidades de pesquisa, com seus campos experimentais, e aos centros de treinamento – o cumprimento das políticas, diretrizes, estratégias e prioridades; formulação e execução de projetos; administração dos recursos humanos, materiais e financeiros; articulação e suporte intrarregional; participação nos planos municipais de desenvolvimento rural e na articulação local. 


alt Endereço
altEpagri - Sede AdministrativaRodovia Admar Gonzaga, 1.347
Bairro Itacorubi
Caixa Postal 502
88034-901 Florianópolis - SC
Fone: (48) 3239-5500, Fax: 3239-5597